Exposição - "Massas" - Galeria Movimento - 2018 - Rio de Janeiro - Rj


Exposição "Massas"


Massa Humana 14 / óleo sobre tela/ 200 x 270 cm/ 2018


O fenômeno das massas é bastante complexo e instigante. Seus vários aspectos foram estudados ao longo dos anos, numa tentativa de decifrar as razões mais profundas dessas manifestações da humanidade. Somente na massa é possível ao homem libertar-se do temor do contato com o outro. Na massa ideal todos são iguais, os corpos comprimidos são um só e não existe o indivíduo com diferenças próprias. Arthur Arnold, ao pesquisar a abstração e o inconsciente coletivo, também se voltou para o tema das massas humanas. Interessa-se pela identidade de grupo que dilui a individualidade, pelo comportamento do homem que se reúne em multidões por motivos diversos formando um gigantesco bloco com um comportamento único. Com espatuladas empastadas, raspadas e algumas pinceladas pontuais Arthur transforma indivíduos em tinta. Seus trabalhos refletem as pesquisas feitas, e neles as figuras surgem dissolvidas na multidão de formas humanas sem identidade. Em algumas telas podemos ver rostos, braços levantados, corpos colados sugerindo movimento e conclamação. Mas aos poucos, em outras obras, a figura se dilui e o que predomina é a massa. A cor é um elemento forte e até quando o branco é utilizado mostra seu vigor e propósito.  
Arthur tem sua produção voltada para a pintura e para uma reflexão sobre como essa escolha se relaciona com suas pesquisas, seu modo de entender e sentir o mundo atual. Tudo aquilo que o interessa, suas idéias e escolhas, está refletido nas obras propiciando uma convocação a novos diálogos. As abstrações propõem uma abertura, uma mudança que vai se incorporando às formas, num processo vivo em que as cores têm voz mais alta. Ao abrir mão da figura o artista procura uma nova maneira de construção, incluindo não mais o registro, mas a dúvida. E nesse momento as perguntas vão ser respondidas na medida em que despertarem alguma coisa a mais no espectador. A arte contemporânea muito se interessa por esses questionamentos e abraça todas as respostas.

                                                                                                                ISABEL SANSON PORTELLA

Vista da vitrine da galeria, na qual mostrei algumas ferramentas que uso para pintar.


Comentário do artista - Arthur Arnold


A série “Massas” é um desdobramento do trabalho que vinha desenvolvendo. Alguns dos pontos de interesse dessa pesquisa são as multidões, o inconsciente coletivo, o poder e a abstração.

Em protestos, grupos religiosos, grupos políticos, torcidas de futebol, shows e em grandes aglomerações humanas, vemos pessoas abdicando de suas individualidades e assumindo uma personalidade coletiva. Interesso-me por essa identidade de grupo que dilui a individualidade.

Não gero juízo de valor sobre suas paixões e ódios coletivos, mas sobre a realidade humana de se integrar à massa.

Partindo de fotografias e desenhos de observação como referência, transformo indivíduos em tinta até o ponto em que se tornam uma massa única. Tento mostrar  a fé, crença, o amor ou fanatismo  que motiva esses grupos. Me interesso por o que faz pessoas se reúnir em multidões, seja para torcer por um time, seja para rezar para um deus, para defender uma posição política ou idolatrar um ídolo pop.

Ao longo do desenvolvimento desse trabalho, alcancei a fronteira entre a abstração e a figuração, usando uma fatura abundante com espatuladas empastadas, raspadas e algumas poucas pinceladas pontuais, desfigurando identidades específicas.

Quero que os espectadores percebam a apisagem humana sem que consigam identificar figuras. E que se perguntem se, algum dia já se sentiram parte de alguma multidão e o que todas elas têm em comum.


Vista da exposição 


A exposição abriu dia 24 de setembro e durou um mês. Ela aconteceu na galeria Movimento, que nessa época ficava no shopping Cassino Atlântico no Rio de Janeiro e contou com a curadoria da queridíssima Isabel Sanson Portella. Todas as obras foram pintadas com tinta a óleo. A exposição fez parte do CIGA, Circuito Integrado de Galerias de Arte, da ArtRio. A feira de arte, ArtRio ocorreu um pouco depois. Nela expus a tela "Massa Humana 14", ou o quadro do Flamengo, que mostra a torcida do mesmo time em um momento de euforia. 




Abaixo fotos das obras que participaram da exposição.
Para ampliar clique na imagem. 


Massa Humana 11/ óleo sobre tela/ 144 x 113 cm/ 2018





Massa Humana 12/ óleo sobre tela/ 148 x 148 cm/ 2018





Massa Humana 13/ óleo sobre tela/ 148 x 103 cm/ 2018








Massa Humana 15/ óleo sobre tela/ 184 x 138 cm / 2018



Massa Humana 4/óleo sobre tela/ 144 x 185 cm/ 2018




Massa Humana 6/ óleo sobre tela/ 121 x 134 cm/ 2018




Mãos/ óleo sobre tela/ 90 x 100 cm/ 2018




Massa Humana 5/ óleo sobre tela/ 81 x 73 cm/ 2018






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série - Casa de Avó

ArPa - Feira de Arte - 2024 - Galeria Matias Brotas

Exposição - Sesc Santana - 2019 - EM meio à multidão me perdi em mim - Arthur Arnold